As estantes literárias da vida

Minha estante é o cúmulo da organização! XD
Quando vou à casa de alguém pela primeira vez, sempre olho em volta à procura de alguma biblioteca particular. Se existir alguma estante – ou prateleira mesmo – dedicada à literatura, arrumo um tempinho para analisar os títulos; tento não mexer em nada, pois sei que existem vários leitores que não curtem que seus filhotes sejam tocados por mãos estranhas. E, bom, por lá eu fico, passando o olho até terminar, ou até alguém me chamar de volta à vida.

Acho curioso como variam tanto os modos de se tratar coleções de livros! E como a maioria dos bibliófilios tem orgulho de suas coleções guardadas. Eu mesma amo a minha estante, com mais de cem exemplares à minha disposição e de todo mundo também. Contanto que não os estraguem nem desapareçam com eles, qualquer um pode levar qualquer coisa emprestada (a não ser que eu esteja lendo).


Estou meio que numa fase em que acredito que guardar livros numa estante para sempre é um desperdício desnecessário. Eles existem para serem lidos. Claro que há aqueles que eu amei tanto que a separação é inviável, mas eles são eternamente consultados, por mim e por outros. Gosto da ideia de ter uma estante em constante renovação e que também está sempre, hum, disponibilizando conhecimento.

Parte dois! 
Há aquelas pessoas que são o oposto total de mim: armazenam seus volumes como se fossem tesouros, colecionam várias edições de uma mesma história, mantêm até aquelas cujas histórias não foram boas. Tudo é separado entre as mais diversas categorias, formando uma (ou mais) estante linda e muito boa para os olhos. Provavelmente, esses leitores não vão gostar de te emprestar nada, por ciúmes e/ou medo de que os livros se percam ou sejam arruinados.

E aí eu me lembro do Ruy Barbosa, que prezava tanto a sua belíssima e rica coleção que mudava tudo de lugar assim que via alguém secando algum exemplar específico de alguma estante.

Existe também um tipo de estante literária que eu odeio: aquela que foi formada unicamente para servir de enfeite ao ambiente, para deixar o lugar um pouco mais culto. Pois comigo não funciona; essas geralmente só têm clássicos da vida à mostra, que provavelmente estarão em um estado deplorável. As prateleiras completamente empoeiradas, eu imaginando um monte de cupins e traças dentro das páginas e achando que os livros teriam mais sentido no lixo. É melhor nem ter nada.

Enfim, esses tipos que eu descrevi são extremos. Há tantas outras variações que dá preguiça de escrever mais, e talvez nunca terminasse. Na minha opinião, contanto que esses livros da estante cumpram ou tenham cumprido com o seu propósito – seja ele somente entreter, ou ajudar nos estudos, ensinar visões sobre a vida, o universo e tudo mais, infinitos “etc.” – eu já fico feliz.

Comentários

  1. Que estante LINDA! O mais engraçado é que eu também tenho bonequinhos dos personagens de Chaves na minha estante, haha. Só que os meus não são de pelúcia.
    Também adoro ver estantes, e já adianto que gostei bastante dos livros que você tem. As Crônicas de Gelo e Fogo, As Crônicas de Artur, Harry Potter e... Agatha Christie! Também identifiquei Philippa Gregory bem na primeira foto. Estou curiosa pra ler algum livro dela, talvez consiga fazê-lo esse ano. Mas o que eu mais babei foi esse box maravilhoso com as versões estendidas de SdA. Fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh! Onde a gente compra bonequinhos do Chaves que não são de pelúcia? Esses eu peguei no McDonald's --'
      Hehe, que legal que curtiu os livros da minha pessoa! Se bem que esses da Agatha não são meus, são do meu pai XP
      Leia Philippa Gregory sim, é MUITO bom! eu nem gosto de romances, ainda mais históricos, e ela consegue me fazer suspirar legal.
      E sobre o box de SdA, eu também fico babando nele! Haha deveria ter ficado na gaveta com meus outros DVDs, mas como eu faço isso com tamanha lindeza?

      Excluir
  2. Quero uma estante bonita dessas! A minha é daquelas de ferro e é a coisa mais desengonçada que já vi. Parece que foi montada de cabeça pra baixo, só pra você ter uma noção, e como o chão do meu quarto é meio íngreme, ela fica meio torta.

    Eu ADORO emprestar livros. Tem uns livros que eu só não ponho pra troca por pensar "Não, esse é bom pra emprestar, alguém pode querer" :P
    Gosto de ficar criando monstrinhos literários por aí, pegar aquelas pessoas que não possuem o hábito da leitura, descobri do que elas gostam e emprestar todos os meus livros do gênero *-*
    O chato é que a maioria dos meus amigos tem quase aversão a livro e os que gostam de ler leem coisas totalmente diferentes de mim (Tolkien, clássicos nacionais, entre outros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas as de ferro, ainda que pareçam feias, são consideradas as melhores para livros. não sei direito o pq, mas elas são boas para conservá-los .-.

      e eu também gosto de emprestar livros! gosto de saber que eles estão sendo lidos. mas é claro que para alguns eu evito por motivos como falta de cuidado e devolução.
      e sobre os que leem coisas totalmente diferentes de vc, deveria emprestar para eles mesmo assim! e pegar livros deles tb, vai que vc gosta? e tenta dar outra chance para o Tolkien daqui a algum tempo XP

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas