A Curiosa História do Editor Partido ao Meio na Era dos Robôs Escritores

Como não se encantar com um título desses? Enorme, mas nem um pouco forçado, e bem intrigante. É muito melhor do que o título original: “Fusiones, confusiones, infusiones". Ai, chega a ser até broxante.

Uma pena que esse livro seja tão pouco conhecido. O enredo é muito divertido e tem uma narração que flui naturalmente, sendo então um passatempo perfeito. É também uma crítica muito bem construída sobre o comportamento da indústria editorial e avareza insaciável.

Eu fazendo quinhentas mil anotações D: geralmente, tenho preguiça...

O protagonista Ramón Ferreiro nos mostra a grande transformação que a editora onde trabalhava sofreu exclusivamente para aumentar os lucros, que seria usufruído por poucos e levaria muitos à falência. O humilde homem é apaixonado por literatura, largou uma boa vida para conseguir trabalhar com o que gosta e fica decepcionado, até horrorizado, ao descobrir o tamanho da conspiração que está começando a tomar forma no mundo editorial.

Os ghost writers são obrigados a trabalhar, com pouco descanso e muito abuso, em fábricas que funcionam 24 horas por dia totalmente dedicadas à escrita de livros; os autores são considerados um fardo para as editoras, e existem para fazer pose ao público; por fim, estão projetando um sistema computadorizado para a formação de obras literárias. O leitores são clientes idiotas que são vistos como fonte de dinheiro, e os direitos autorais são um mal que deve ser combatido.

Muitas pessoas dizem que é muito difícil falar daquelas histórias que você gosta muito. Antes eu achava isso uma bobagem, mas de uns tempos para cá tenho sentido isso também. Não que esse livro tenha sido um divisor de águas da minha vida, mas ainda assim eu me enrolei um monte para conseguir escrever esse texto deveria ter pedido ajuda ao CPE. Foi uma leitura incrível, ainda mais sendo hoje uma época em que eu tenho presenciado inúmeras críticas e revoltas e discussões sobre o comportamento das editoras atualmente.

“A curiosa história...” tem um ritmo meio enjoado na reta final.  Estava cansada de todas aquelas reviravoltas. Acho que se essa carga de energia toda fosse menor, a obra teria sido melhor ainda. Nem por isso o grand finale deixou de me surpreender, e com ele fiquei até receosa: a forma como tudo não terminou me deu a impressão de que o autor já vivenciou algo parecido com essa história toda. Entendo que as editoras são corporações que buscam lucro, elas não trabalham somente pelo bem de disseminar a cultura. Mas para conseguir se dar bem financeiramente é preciso trabalho, duro e honesto. Se algum dia chegarmos à uma situação parecida com a desse enredo, eu não sei se vou querer mais viver por aqui.

Sério, se você adora literatura e/ou trabalha nessa área, deve ler isso aqui. Dá muito assunto para conversa. E não estão na moda as distopias? Pois nada melhor do que uma distopia de produção editorial. Tem até polígono amoroso! Não digo triângulo por ter mais de três integrantes. Ou será que não? Nem todas as arestas existiam de fato.

Comentários

  1. Adorei a sua resenha, Lizzie! Sempre que tenho tempo, dou uma passadinha aqui e leio as suas impressões sobre determinado livro ou série. Uma perguntinha: Que tipo de anotações você faz nos livros? As impressões que teve sobre a obra ou apenas grifa partes que você considera importantes? Normalmente, eu só boto um marcadorzinho na página para lembrar aquele capítulo numa futura consulta, rs. Enfim, é isso. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que legal saber que você curte o blog!! E a resenha também! ^^

      Sobre as anotações, bom, é relativo. às vezes eu só coloco o post it na página mesmo para me lembrar que aquela é uma parte interessante. Outras, eu grifo (sempre com lápis >.<) o parágrafo ou frase interessante. E junto com isso tudo, eu anoto minhas impressões da história, o que eu acho de tal personagem, se eu acho que tem alguma passagem mais metafórica...geralmente nas margens mesmo (quando elas existem).

      E é isso aí! Espero que volte sempre!
      Beijo \o/

      Excluir
  2. Oi, Lizzie!
    Fiquei super feliz com seu comentário. Se eu pudesse, faria todo mundo ler esse livro.
    Se tornou um dos meus preferidos. E, pelo visto, você aproveitou mesmo a leitura. ;) Muito bom!
    Gostei muito de conhecer seu blog.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela!
      Eu também queria que todo mundo lesse esse livro. Até pretendo fazer deles um daqueles viajantes para ver se eu atraio mais leitores (se eu simplesmente trocar, quem sabe quando a pessoa que o pegou vai ler? e se trocará?).
      E eu fico muito feliz por saber que você curtiu o meu blog! Eu também adoro o seu ^^
      Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas