Como escrever resenhas

Não é raro eu ver pela internet pessoas lamentando por não serem capazes de escrever um texto decente. Muitos por aí dizem que gostariam de escrever resenhas maravilhosas sobre os livros lidos ou os filmes assistidos, mas não o fazem por ser impossível.

É claro que há muitos casos isolados, mas na maioria das vezes eu não consigo não ver esses comentários como choradeira inútil, pois tenho certeza que boa parte dessa gente nunca tentou realmente escrever sobre o que gostaria. E acho isso porque eu já fui assim: eu costumava admirar os resenhistas e até invejar o talento que eles tinham por serem tão bons escritores, enquanto eu mal conseguia fazer uma boa redação. Lamentações totalmente sem noção, pois eu nunca tinha ao menos tentado! Me achava ruim demais para tal atividade.

Mas a vontade de participar do Desafio Literário era tão grande que eu enfim decidi dar uma chance à escrita. Obviamente, os primeiros textos não saíram tão bons como eu gostaria, já que a minha prática em escrever textos fora da escola era quase inexistente. Eu poderia ter parado lá atrás, só que decidi continuar. Foi ficando cada vez mais fácil e divertido fazer resenhas; ainda tem muita coisa para ser melhorada na minha escrita, mas hoje eu já sei que não sou tão ruim.

O mais difícil de tudo é começar. Começar mesmo, planejando tudo o que se deve fazer e cumprir. Colocar o mínimo esforço que seja nas tarefas em que se deseja dedicar. Não só para a escrita, mas em qualquer tipo de atividade – eu também me considerava uma jogadora de futebol péssima antes de experimentar direito.

Uma caderno pessoal com capa bonita
também ajuda no incentivo! XD
O post está parecido demais com autoajuda, mas enfim, o melhor jeito de começar a escrever é escrevendo mesmo. Entra no Desafio Literário, escreva cartas para alguém sem motivo nenhum (nem precisa ser para um ser real), arrume um diário – uma das melhores decisões que eu fiz esse ano foi essa última. Escrevo absolutamente tudo no meu, desde o dia-a-dia entediante, passando por resenhas literárias sem pretensões de virem para cá até fanfictions Johnlock. E eu tento escrever todo dia, meia página pelo menos. No comecinho conseguiu ser um pouco irritante, mas depois você se acostuma de um jeito que fica difícil não fazer.

Se, por acaso, o esquema de tentativa e erro constante não estiver dando os resultados que esperava, talvez seja porque essa atividade não seja a melhor para você. Há tantas outras formas de se expressar, por que não tentar? Desenho, música, fala…talvez, uma nova maneira seja o que está faltando. Em toda a internet, talvez.

Comentários

  1. Sabe que vez ou outra em entro em crise com as minhas resenhas? Na verdade, nem gosto de chamá-las de resenha, são apenas... sei lá, comentários? Recomendações? Algo por aí.
    Entro em crise por meus textos serem tão bobos ou desinformados ou até mesmo superficiais. Quer dizer, vou fundo no que o livro me passou mas raramente encontro as referências, as bases, os porquês que o livro é assim ou assado. Às vezes vejo umas resenhas super performáticas tipo as do IcultGen ou Inútil Nostalgia (RECOMENDO!) e fico pensando... Cara, que bobajada que eu escrevo... Mas aí percebo que é assim que GOSTO de escrever. Não quero ter o blog como um trabalho ou obrigação, quero só escrever. Deixa o trabalho de crítico pra quem realmente estudou pra isso.
    Resumindo: É o que você falou. Sente e escreva, do jeito que achar melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também! as vezes dá até vontade de parar por elas não serem tão boas quanto as de alguns - esses sites que vc citou são ótimos exemplos! Mas uma vez que nós escrevemos por puro prazer, não tem motivo para se descabelar por não ser excelente. tentar melhorar sempre é ótimo e recomendado, mas se estressar é meio demais, não?
      engraçado que muitas vezes no trabalho a gente muitas vezes mal se preocupa com isso...
      e as suas resenhas são ótimas, Felipe. são escritas de um jeito bem natural e original. adoro aquelas que simulam entrevistas! :D

      Excluir
  2. Belo post, incentivador, eu diria.
    Sempre tenho dificuldade toda vez que vou escrever algum texto. Dai as pessoas se perguntam: "Mas você lê tanto, era pra ser mais fácil, não?" Não!
    Não sei o que acontece, as vezes eu fico com a cabeça borbulhando de ideias e simplesmente não consigo passar pro papel, sempre me perco.
    Mas pode deixar, já separei um caderno aqui, e vou começar a escrever contos aleatórios, pensamentos, qualquer coisa que me der na telha, haha
    A pratica leva a perfeição, não é mesmo? (pelo menos deveria haha)
    Adoro o seu blog, gosto muito do jeito que você escreve, é tão natural, as tuas ideias vão fluindo tão facilmente que é de dar inveja!
    Beijos!

    Vitor Dutra http://maredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, SÓ ler não ajuda ninguém a escrever. O próprio ato tem que estar incluído.
      e eu entendo isso, tenho certeza de que acontece com qualquer um. Mas vai, escrever qualquer coisa mesmo, e nem se preocupe se vai ficar bom ou não. Só trará o estresse a toa.
      E eu fiquei feliz com o elogio! *-* hehe não sabia que meus textos ficam assim tão naturais. e pode ter certeza, não é fácil. tem uns por aqui que eu cheguei a reescrever umas três vezes para ficar próximo do que eu queria...a perfeição nunca chega mesmo, mas o mais próximo dela é o suficiente! \o/
      Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas