Leituras que empacam

Sei que não sou a unica leitora que já tenha passado por uma fase improdutiva. Já vi muitas pessoas reclamando da chamada "ressaca literária", um período caracterizado pela incapacidade de terminar qualquer livro. Com certeza estou aqui para desabafar um pouco dessa frustração também.

Ando muito irritada por não conseguir sair dessa situação há tanto tempo. Já tentei de tudo: evitei abrir um livro sequer por duas semanas. Passei um mês inteiro sem comprar livros (foi difícil!); até ler no parque eu fui! Seja lá o que eu tentasse, por melhor que fosse o enredo, por mais que eu queira saber o final, o ânimo se esvai rapidamente. A leitura é forçada entre devaneios, e na maioria das vezes eu admito que não conseguirei chegar à última página. E o exemplar volta para a estante, esperando o meu momento apropriado. Que pode nunca chegar.

Seria um "simples" problema de concentração, alimentado pela rapidez e interatividade da internet? Ou estaria eu ansiosa demais para tirar dos livros algo que eles não podem me dar?

Dicas para se livrar disso, alguém tem? Estou louca para sair dessa situação entediante e desestimuladora; mais, "Alice no país das maravilhas" e "O castelo animado" são obras incríveis demais e não quero deixar de completá-las.

Comentários

  1. Hm.. não lembro de passar por ressacas longas não. Tipo, se eu passar duas semanas sem ler enlouqueço.

    Acho que a ressaca dura até o momento em que você acha "O livro certo". Tipo, o escolhido, sabe? Quando você encontrar uma história que te prenda de verdade, acho que vai passar.

    De qualquer maneira, boa sorte até lá! rs

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa a a mais longa da minha vida, espero encontrar esse livro logo, então >.<
      obrigada pelo apoio! o/

      Excluir
  2. Muda de livro.
    Isso acontece comigo e com muita frequência. Eu costumo dizer que tudo tem o seu tempo, e parece que tem mesmo. Já voltei a livros que havia colocado na geladeira e o ânimo foi outro. Por isso, o tempo de ler algum livro que não está querendo virar a página é outro; mude de livro! Passe para um com tema diferente, algo que lhe estimule mais no momento atual. Depois volte aos que ficaram empacados, eles andam que "é uma beleza" depois.
    Espero que minha experiência e meu método lhe ajude.
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que estou tentando fazer, mudando de livro quando não dá mais para seguir em frente. O chato é que tudo está me interessando, mas quando eu pego o dito cujo nas mão, a animação vai embora...
      Acho que vou tentar algo totalmente diferente do que costumo ler, quem sabe...
      Obrigada pela força! \o/

      Excluir
  3. Eu fico assim quando estou lendo um livro que não estou "pegando" muito bem, sabe como é? Você lê um pouco num dia, e aí no outro dia já está meio esquecido da história. Pra mim, acontece quando o livro tem uma história que não se desenrola ou quando tem milhões de personagens. Tenho memória fraca e não consigo lembrar quem é quem :/
    O que eu faço é mudar de livro, às vezes até releio algum que gosto (sim, sou dessas hahaha) ou leio um livro mais calmo e tranquilo, alguma "besteirinha", sabe? Aí depois retomo aquele, com outra cabeça! :) Mas é muito raro eu deixar um livro de lado e nunca mais terminá-lo, é só quando é muito ruim mesmo! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei EXATAMENTE como é, anda acontecendo comigo toda hora...! E nem sempr eé questão de personagens em excesso - outro dia tentei ler um livro bem simples com pouca gente de quem se lembrar e mesmo assim fluiu mal.
      Mas acho que vou começar a fazer isso mesmo: reler as minhas obras favoritas. Talvez me anime mais! ^^

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas