"É preciso ler! É preciso ler!" - será mesmo?


Meme Literário de Um Mês - sexto dia

Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.


Você já deve ter passado por essa imagem fofa no facebook. Você sabia que ela foi pega de um livro mesmo? Chama-se "Como um romance", onde o tal Daniel Pennac reflete, por meio de historinhas e perguntas, sobre o tão admirado e reverenciado ato da leitura.

Ai, eu tinha tanta coisa para falar sobre essa obra, mas agora não consigo pensar em nada...o jeito que o cara escreve, tão simples e simpático, não dá vontade de se separar da sua companhia; e todas aquelas situações que ele relata? Como não se identificar com o garoto passando mais tempo calculando o restante de páginas do que lendo de verdade? Ou com a criança esperando ansiosamente pela hora de contar histórias? E com o professor lamentando a falsidade dos seus alunos falando maravilhas dos livros nas provas, quando na verdade nada leem?

Pois é, acho que todo mundo deveria ler esse livro, especialmente aqueles que acham que todo mundo tem a obrigação de ter o hábito da leitura para se tornar uma pessoa melhor. Por mais necessário que seja ter uma boa educação, sabendo escrever bem e interpretar sem grandes dificuldades um texto, ler com frequência simplesmente não é diversão para muitos. Tipo, é possível ser inteligente e preferir jogar bola a passar uma tarde na companhia de letras. Meu irmão mal passa dos quatro volumes por ano, mas aprendeu tanta coisa ouvindo música... cada um fica com o que preferir fazer - e isso inclui a própria maneira de se devorar um livro.

Por que não pular as partes chatas? Por que não deixar para depois os volumes entediantes? Por que ler só o que dita a moda? Afinal, estamos falando da leitura por prazer. Quando é para estudo ou trabalho sério, a história é outra...



Quer saber mais do tal meme literário?

Comentários

Postagens mais visitadas