E-readers: aceito doações

Meme Literário de Um Mês - décimo oitavo dia

Você costuma ler e-books?

Como eu gostaria!! Tem tantos e-books legais sendo disponibilizados na Amazon por centavos ou até de graça.; há tantas fanfictions incríveis desejando serem lidas, livros para estudo que só precisam ser baixados...é tudo muito lindo e nem ocupa espaço. Isso não quer dizer que eu não gosto mais de leituras físicas. Adoro ler no papel, admirar a minha estante fofa cheia de opções, e ver um monte de volumes espalhados pela casa é bem inspirador.

Só que segurar um tijolo de dez quilos pode desanimar. E não dá para ignorar que manter essa coleção não só custa dinheiro como também dá muito trabalho. É preciso ficar atento a cupins e tudo mais, e muitas vezes não há tempo para prestar atenção nisso.

Por outro lado, ler pelo computador é terrível para a vista. Já cheguei a imprimir várias coisas do fanfiction.net para aproveitar com calma. Nem notícias eu consigo absorver por completo! Prefiro comprar o jornal. Ainda mais com notificações de facebook e twitter aparecendo por todo o canto, impossíveis de serem ignoradas. Eu necessito urgentemente de um kindle, ou um kobo - um e-reader. Minha vida iria ficar muito mais fácil, com mais dinheiro e muito mais leituras, tenho certeza. Às vezes, a vontade de ler algo que está disponível fisicamente some e você quer algo que está no seu computador.

E, claro, tem a questão ambiental. Eu não sou ecológica como eu gostaria, mas sempre tento manter hábitos que não afetem a natureza tão drasticamente. Queira ou não, ler no papel custa muito mais para as árvores, que a cada ano que passa ficam cada vez mais preciosas, do que para o nosso bolso. Não digo que devemos parar de ir às livrarias, eu mesma nunca conseguiria fazer isso! Que graça tem ficar olhando as opções de leitura somente numa tela? Mas sei que, mais cedo ou mais tarde, será necessário diminuir a demanda de impressos.

Abaixo, um videozinho interessante para aqueles que ainda resistem a ler e-books eles estão por toda parte!.




Comentários

  1. Eu queria, na realidade, entender mais sobre readers.

    Não sei, por exemplo, se dá pra usar um tablet pra isso, se é bom pra vista. OU o valor de um e-book. OU o valor de um livro.

    Gostaria de testar também, mas parece que, no Brasil, as editoras querem mesmo é vender papel. Triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para usar tablet para ler e-books sim, Karol. Mas ele funciona do mesmo jeito que um computador, então o efeito é o mesmo. Um e-reader tenta simular ao máximo a leitura em papel, então nem luz própria tem, perturbando menos a vista.

      Hum, e o valor de um livro de papel é o mesmo de um digital, já que o conteúdo é o mesmo! Só o valor em dinheiro muda, já que o último não gasta com impressão nem nada.

      Ah, e parece que a Livraria Cultura vai começar a vender kobos em breve, fique atenta! Vi em algumas reviews que é um modelo melhor do que o kindle, especialmente por não ser preso à Amazon.

      Excluir
    2. Hmm bom, o que eu tenho em mãos é um tablet, entao vou tentando usá-lo - achei um aplicativo para leitura. Mas que cansa a vista, é fato e brilha como se não houvesse amanhã.

      Tomara que o Kobo não venha a um preço muito alto, né? Do jeito que os produtos são tributados no Brasil, fica difícil...

      Excluir
    3. Também espero isso, mas imagino que fique no preço de um e-reader importado, em torno dos R$500 ou, se formos sortudas, até menos! \o/

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas