Escritores cinco estrelas

Meme Literário de Um Mês - vigésimo segundo dia

Cite três escritores que você gosta.

Eu nunca fui de focar em um só autor, sair caçando todas as suas obras e considerá-lo favorito. Por isso que essa pergunta não é tão difícil, é só pensar naqueles escritores cujos livro eu li somente por serem deles...

A primeira pessoa que vêm à minha cabeça é a Diana Wynne Jones, com suas histórias infantis maravilhosas. Eu lamento muito não ter lido suas sagas quando era mais nova, e mais ainda o fato de ela ser tão pouco conhecida. É meio chato ver tanta gente comentando o quanto adorou "O Castelo Animado" e sequer imaginar que o enredo não é japonês, mas de um incrível livro inglês. Ela realmente não tem a fama que merece; lamentei muito o seu falecimento, que ocorreu ainda esse ano..

Outro que eu adoro é nosso senhor J. R. R. Tolkien. Eu só li três livros escritos por ele, mas pretendo aproveitar boa parte de seu trabalho antes de morrer. Admiro-o demais por ter sido praticamente o fundador de grande parte da mitologia fantástica atual. Se não tivesse sido por ele, muitas obras de fantasia nem existiriam hoje, e as que tivessem sem dúvidas seriam muito diferentes do que a gente conhece. O que teria sido da literatura mundial se não fosse por ele?

Por fim, eu adoro o Luís Fernando Veríssimo. Ele, além de ser muito fofo, escreve umas histórias de um realismo impressionante. Praticamente entra na nossa mente e conta as coisas mais bizarras pelas quais passamos ou soubemos que alguém passou. Adoro os personagens dele que, mesmo sendo exageradamente estereotipados vez ou outra, não deixam de refletir muito bem o que acontece no dia-a-dia humano. Quando não são os seus contos, são suas crônicas que nos contam tudo o que sabemos mas tentamos ignorar. "Comédias da vida privada" é simplesmente uma das melhores coisas que eu já li.


Fonte do meme literário.

Postagens mais visitadas