Quando o futuro substituiu o presente


Meme Literário de Um Mês - décimo terceiro dia

Cite um trecho de um livro que você goste

Ah, finalmente uma pergunta que já tem resposta pronta! O trecho abaixo foi tirado de "Paper Towns" mesmo, sobre o qual eu falei no segundo dia. A história não foi a mais empolgante mas cumpriu seu objetivo em fazer os personagens fazerem várias reflexões interessantes. Esta foi a que eu achei mais legal, feita pela Margo.

"Você sabia que, durante praticamente toda a história da humanidade, a expectativa de vida foi menor do que trinta anos? Contavam com mais ou menos dez anos de uma vida adulta de verdade, certo? Não havia plano para a aposentadoria. Não tinham planos para fazer uma carreira. Não existia planejamento nenhum. Não sobrava tempo para o futuro. Mas quando a duração da vida começou a aumentar, as pessoas passaram ter um futuro cada vez mais duradouro, e a perder mais tempo pensando sobre ele. Sobre o futuro. Todos os momentos da sua vida são vividos pelo futuro - você vai para a escola para poder ir para a faculdade para poder arrumar um emprego para conseguir uma boa casa para poder mandar seus filhos para a faculdade para que eles possam ter um bom emprego para ter uma boa casa para poder mandar os próprios filhos para a faculdade."

(minha tradução; página 33)

Comentários

  1. Adorei a citação! Sabe que venho pensando algo parecido nessas últimas semanas?
    Depois de Alaska e ACEDE, estou meio com pé atrás com o John Green, mas esse Paper Towns me chama um pouco de atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha um professor de filosofia que falava muito sobre isso, mas só parei para pensar de verdade quando li o livro. Apesar de eu não ter gostado tanto assim, vale muito à pena ler. por que vc ficou pé atrás assim com o John?

      Excluir
    2. Humn... Não tenho como te explicar sem dar spoilers dos livros :-/

      Excluir
    3. então vc fica devendo a explicação depois que eu ler os dois! XD

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas