Do amor de um Dursley

Só eu acho surreal ver que até esse blog ressuscita antes que a 3ª temporada de Sherlock tenha sequer sua data de estréia revelada? Estou a ponto de acreditar que as filmagens que fizeram meses atrás não passaram de farsa para enganarem os fãs. Enfim...

Nesses meses em que o Hidden Palace esteve em hiatus, eu iniciei uns 32857438 projetos pessoais - sendo que um deles é retornar ao universo de Harry Potter, mas dessa vez em inglês britânico

Tem gente que acha releituras uma atividade chata e inútil. Eu sou totalmente a favor porque, dependendo de como e quando você faz isso, é praticamente ler pela primeira vez - com o 'pequeno' diferencial de que você sabe tudo o que vai acontecer. Minha mente e visão de mundo mudaram drasticamente desde a última vez que li algum livro dessa saga; percebi isso na pele quando me peguei soltando um "ooownn! que graça!" para a atitude de Vernon (Válter) Dusrley no 1º livro. Vou explicar:



Vernon é um cara tão conservador que dá arrepios. Ele é extremamente feliz em sua vida normal de classe média alta, com emprego normal, família normal, casa normal, rotina normal. Aí, do nada total, ele precisa aturar diariamente um menino completamente anormal, que poderia se tornar um risco para a vida de todos na casa. A questão é - ele nada tinha a ver com Harry, pois este era total responsabilidade de Petunia. Vernon poderia ter pegado seu filho e virado as costas para isso tudo, poderia ter se mudado para longe e voltar à sua vida ordinária dos sonhos.

Mas ele não foi. Preferiu ficar e ajudar a esposa a encarar o 'fardo'. E tudo o que Vernon fez (na Pedra Filosofal, pelo menos) foi para proteger a família dos perigos que um bruxo treinado poderia trazer para sua casa. Sim, ele fez tudo errado. Sim, ele merecia ser preso pelos maus tratos contra Harry. Ainda assim, eu consegui ver amor em várias das suas atitudes, e eu achei muito fofo.

Até os piores personagens de Rowling tem um lado bom (com exceção obvia de Voldemort, claro). Às vezes eu sinto que as pessoas em geral entendem tudo muito preto no branco. Prestando um tiquinho mais de atenção à história, mesmo que seja só assistindo aos filmes, é possível perceber que as coisas não são assim. Mesmo os bonzinhos agem, por vezes, de maneira deplorável, ou tem pensamentos ou ideias vistas como de pessoas ruins. E isso é brilhante, especialmente para um livro infantil, classificação desprezada por muitos. Fico triste ao ver tantas pessoas, fãs de livros ou não, leigas ou bons entendedores da literatura, considerando Harry Potter uma obra vaga, que não tem nenhuma mensagem útil para as criancinhas...

Comentários

  1. Blog de volta \o/

    Só li o primeiro livro (Que você me deu <3) e não lembro de ter reparado no ~amor~ dele. Não sei. Quer dizer, ele era marido da mulher, como ia deixá-la? Isso sou eu analisando superficialmente. A vida normal dele seria diferente sem a esposa e com o filho inteiramente sob os cuidados dele. E até parece que ele ia deixar o Harry bagunçar a vida dele assim! Ele iria aprontar alguma pra por o menino na rua, com certeza.

    Eu adoro personagens que apresentam essa dualidade (Tyrion <3) e bocejo quando o vilão é aquela pessoa psicoticamente ruim.

    Nós subestimamos crianças e, consequentemente, os livros feitos pra elas :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se ele dura mais um bom tempinho! \o/

      Ué, se ele não estivesse afim de aturar o garoto, ele poderia ir embora sim. Adotava uma babá pro filho, ele daria um jeito. Seria até melhor, pq não precisaria expor o pobre Dudley "àquela gentinha", sabe? Ele e a Petunia devem ter brigado muito por causa disso, mas mesmo assim ele ficou lá, firme e forte, 'defendendo' a família da bomba na casa dele. Foi assim q eu entendi o ponto de vista dele, pelo menos. Vi amor sim :3

      Tb acho um saco vilões desse jeito. Voldemort mesmo é um porre. Ultimamente, eu só tenho gostado de personagens cinza assim...
      Ah, e vc não vai ler os outros livros de HP?

      Excluir
    2. Acho que ele consideraria uma derrota ter que sair de casa por causa de um intruso. Ia mudar a vida que ele tanta ama.Mas, pelo jeito que ele trata o Harry, não consigo decidir se ele faz tudo por amor à família ou por honra ou raiva dos pais do Harry.

      Ler qualquer coisa que não seja GoT está em stand by na minha vida.

      Excluir
    3. Olha, eu acho que tudo o que ele fez é uma mistura disso tudo aí que vc falou. mas é provável que a raiva seja mesmo o elemento mais forte XD

      e que bom que vc está animado com GoT *O* isso aí aconteceu comigo tb!

      Excluir
  2. Ahhhhhhh o blog voltou e voltou mais lindo do que nunca! <3

    Faz muito tempo que li Harry Potter e ainda não reli e, como você, quero fazê-lo no idioma original. Mas procurando na memória aquilo que li, não percebi esse amor do Válter, à época. Com certeza se eu o lesse hoje veria coisas que me passaram completamente batidas há anos. De qualquer maneira ele nada fez para se aproximar do Harry e compreender que o que Harry era não o era por escolha própria. Aliás tampouco a Petúnia fez questão de compreendê-lo por causa da inveja que sentia da irmã, e aproveitou-se da fragilidade de uma criança órfã e a usou como saco de pancadas para as frustrações que ela represava desde que era também uma criança.

    Literatura infantil é extremamente rica de significados e nem todo mundo está aberto, livre de preconceitos, para ver e apreciar esse tipo de livro. Enfim...

    P.S.: Que bom que voltou! Yay! Desta vez voltou pra ficar, certo? rs :D

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Os Dursley podem ter amor um pelo outro, mas não deixam de ser pessoas horríveis. o Vernon tem a cabeça tão fechada que nunca iria pensar em opção tão óbvia como tentar se aproximar do Harry e fazer a própria vida mais fácil, e a Petunia, por ciume da irmã e por acomodação mesmo, resolveu descontar no garoto toda a raiva. eles mesmos construíra sua propria infelicidade em relação ao Harry. são esses detalhes q os fazem tão interessantes! personificação praticamente perfeita de uma família classe média alta - pelo menos no meu ponto de vista :P

      Valeu!!! Tb achei ele uma graça :3 Espero sim que continue por mais um bom tempinho!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas