Não sou princesa, muito menos uma khaleesi

Alguém poderia me explicar por de repente, todo mundo começou a falar que prefere ser uma khaleesi a uma princesa? Ou que gostaria mesmo de ser uma khaleesi?


Sei que é ficção, mas isso me incomoda um pouco. Parece que muita gente não anda prestando atenção na história, e Daenerys ficou implantada na cabeça das pessoas como modelo de khaleesi. Bom, é normal que o público em geral pense na garota Targaryen quando se fala o nome esse nome, afinal ela é a única que aparece na história com tal título. Mas eu não consigo aceitar ver fãs da saga - dos livros mesmo - glorificando essa condição.


Se fosse para descrever os dothraki em uma palavra, ela seria "machista". Nessa sociedade, a mulher existe para divertir os homens e parir seus filhos. Daenerys conseguiu se adaptar aos costumes e ser feliz acompanhando o khalassar do seu marido, até aproveitando o seu estado social ligeiramente elevado para fazer as vidas das mulheres um pouquinho menos selvagens. Porém, depois que khal Drogo morre, ela só consegue manter uma parte do grupo e continuar sendo uma khaleesi por causa dos seus dragões. Ela era boa para todos e muitos a adoravam, mas foi só por causa das criaturas que ela manteve respeito.

Eu sinceramente detesto ver fãs de Game of Thrones dizendo que são khaleesis - princesa, nunca! - porque consideram esse título melhor. Bom, não é.  Ambos rebaixam muito o papel das mulheres, deixando-as sempre em um estado de dependência total dos homens. É como se as descrições do Martin não tivessem significado muita coisa, como se não tivessem entendido que Daenerys foi a única com esse título que fez alguma coisa. As outras eram só esposas de seus khals - assim como a maioria das rainhas em Westeros. Ou por aqui mesmo.

Às vezes, quando eu falo disso, as pessoas me dizem para deixar de frescura, porque é tudo brincadeira. Mas não importa que seja, pois isso me mostra que não está se sabendo diferenciar nome de condição. E isso pode ser perigoso... se bem que, no final, acho que algumas pessoas glorificam khaleesi por acharem que esse é o nome da própria. É o que parece...

Postagens mais visitadas