A jarra de livros

Um dia, estava pensando em como eu poderia me organizar para comprar menos livros e priorizar as leituras dos que eu já tenho. Então, dei de cara com esse vídeo no youtube, sobre algo chamado book jar.

É uma pequena ideia que se espalhou, há algum tempo atrás, entre os booktubers internacionais (não sei se algum brasileiro chegou a fazer isso...). Você seleciona títulos da sua fila de espera literária, escreve todos em papeizinhos separados e coloca num pote. Quando estiver a fim de ler um livro mas não tem ideia de qual escolher, sorteia algum. É uma ideia bem simples mas muito útil. Coloquei em prática depois de pensar e definir algumas regrinhas extras, e está funcionando perfeitamente!

Meu copinho de livros. Preciso colocar mais escolhas...
Para começar, escolhi apenas dez livros não lidos da minha estante. Decidi que só posso ir na livraria para compras depois de ler dois títulos selecionados desse copinho. E eu só tenho permissão para pegar UM - nada de promoções do Submarino nem de qualquer outro site, nem de loucuras no sebo. Se eu quiser ou precisar ler algo para ontem e não puder comprar, o jeito é procurar outra solução: procurar nas bibliotecas da faculdade, pedir emprestado, baixar de graça, ler na livraria (!!). Vale tudo.

Agora eu vejo que parece uma medida ligeiramente radical, mas estava precisando fazer algo assim. Tem MUITO livro aqui em casa; mesmo tendo vendido e doado vários, me dá uma dor no coração saber que comprei tantos que nunca foram abertos por pura falta de organização minha. Não é só porque essas leituras são minha diversão que eu não preciso cuidar delas direito - lazer também precisa de organização.

E esse planinho está funcionando brilhantemente. Em menos de três meses, já li seis livros do copinho. Normalmente, eu teria lido essa mesma quantidade de livros, só que com mais dez comprados. Dessa vez, o saldo da livraria foi de apenas três, com dois já lidos. Esse limite de compras me traz um foco excelente, apenas pago por aquilo que realmente quero ler no momento. Isso é ótimo - traz menos acumulação, menos estresse, mais dinheiro e ajuda a me acostumar cada vez mais com o desapego.

Se você esteve procurando por alguma dica de como ler mais e comprar menos, ou simplesmente de como escolher a próxima leitura, a jara/copinho/lata/whatever de livros pode ser uma ideia ótima!

Comentários

  1. Eu tô numa fase de não ler nada e não comprar nada. A verdade é que nunca fui fã de comprar. Parei de adquirir livros. Até há alguns que eu gostaria de ler, mas sei que se eu comprar não vou ler, mesmo. Estou só com Got, que dura um mês inteiro (ou mais).

    Mas achei legal a ideia da jarrinha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, comigo foi sempre o contrário. eu sempre li muito, mas comprava ainda mais. adoraaava comprar e arrumar e colecionar e tal. mas diminuí muuito, acabou a afobação, minha vida melhorou! e, curiosamente, comecei isso depois de GoT...talvez pq comigo também durava um mês por livro, e na época não estava interessada em mais nada, comecei a ver como era desnecessário aquela acumulação toda.
      e a jarrinha é a coisa mais fofa mesmo <3

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas